top of page
Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas
Tema: "Reconhecimento do Estado da Palestina como País membro da ONU"

“Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados”

  Edmund Burke

As Simulações de Organismos Internacionais com fins educacionais constituem uma ferramenta pedagógica de grande serventia para a formação de jovens estudantes do século XXI. Diante da intensificação da globalização, o papel das instituições supranacionais é cada vez mais relevante na gestão dos desafios que marcam o mundo contemporâneo. Compreender o funcionamento e o papel da ONU na busca por resoluções diplomáticas de forma a garantir a paz e a proteção aos direitos humanos é algo fundamental para uma geração que vive o processo de construção da cidadania planetária.

 

O Colégio São Marcos e o Colégio Santa Mônica participaram do SIMULA MOGI - Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, com o tema: “Reconhecimento do Estado da Palestina como país membro da ONU”. Este importante evento pedagógico, realizado nos dias 26 e 27 de setembro, trouxe um enorme ganho acadêmico nos processos de estudo, discussão e negociação para resolução dos problemas. Os 50 alunos do Ensino Médio das duas escolas vivenciaram ricas experiências que lhes proporcionaram inestimável amadurecimento.

 

Outros aspectos importantes deste tipo de atividade pedagógica são o seu caráter interdisciplinar e o protagonismo que elas conferem aos educandos. Ao assumir o papel de diplomata para discutir os temas mais interessantes da agenda internacional, o estudante é estimulado a articular conhecimentos das mais variadas áreas do saber.

 

Compuseram a Mesa Diretora deste evento três ex-alunos do Colégio São Marcos, que hoje cursam o ensino superior na cidade de São Paulo: Tais Duarte Grecco e Thiago Godoy - Relações Internacionais na FAAP e Paulo Henrique Pompermaier – História na USP – Universidade de São Paulo. O professor José Henrique Porto (Colégio São Marcos) e a professora Erica Athiê (Colégio Santa Mônica) foram os organizadores deste Fórum.

 

O Núcleo de Filosofia e Atualidades do Colégio São Marcos realiza semanalmente um trabalho de orientação de pesquisa e exercícios em técnicas de retórica aos alunos interessados nas simulações. Nestes encontros, sob a tutela do professor, os alunos estudam e debatem os mais variados temas da agenda internacional e nacional.  

bottom of page