top of page
Colégio realiza Mostra Cultural 2017 com o tema: "Leve o Meu Samba"

O Colégio São Marcos realizou no dia 16/09/2017 a sua Mostra Cultural 2017 “LEVE MEU SAMBA”, em comemoração aos cem anos desse ritmo que é a cara do Brasil.

Iniciando pelo Samba de Roda com brincadeiras e cantigas que trazem um pouco da cultura popular, passando por temas atuais como política, a influência africana, até chegar ao samba dentro da cidade de Mogi das Cruzes.

Músicas e intérpretes inesquecíveis como Adoniran Barbosa, Dorival Caymmi, Carmen Miranda, Noel Rosa, Cartola, entre outros fizeram parte dessa viagem cultural com muito ritmo, molejo e ziriguidum!!! Alunos de todas as séries do Colégio participaram deste evento, prestigiados pelo pais e familiares.

Muito Samba de Roda, brincadeiras e interatividade!

“O samba de Roda designa uma mistura de música, dança, poesia e festa. O ritmo se espalhou por todas as regiões do país, evoluindo e adquirindo sua adversidade artística, tornando-se um movimento social, que agrega cultura e pessoas das mais variadas etnias.”

 

“Samba em Mogi”

Mogi, com suas escolas de samba, influenciadas por congados e moçambiques que cuidaram de seu sotaque caipira. Mogi dos sambistas que nasceram nas rodas de samba de bairro como a Vila Industrial. Mogi das mesinhas de bar, do pandeiro, do prato, da caixinha de fósforo. Mogi da roda de choro na “Barbearia de seu Julinho”, do mestre Eurico, dos compositores de bamba como Rabicho que entoou canções com o importante compositor Zé Keti. Mogi com sua história escravista, com seus batuques e coragem, quer mostrar seu samba!

 

“Carta na Manga”

Criado em Mogi das Cruzes/SP, em 2009, o Coletivo Carta na Manga é um grupo musical que pesquisa e compõe buscando relações com a literatura, dança e as manifestações populares como jongos, ladainha, batuques, cocos, cirandas e carimbós.

As inspirações do grupo estão presentes nas tradições brasileiras e na poesia que se manifesta no cotidiano. Essa pluralidade nos trabalhos do Coletivo e a fluidez com que as ações acontecem, pesquisando e transitando entre diferentes linguagens, é o que chamamos de “Carta na Manga”.

O Colégio São Marcos agradece aos músicos Lívia Barros e Gustavo Lima pela importante colaboração deste importante evento cultural.

Fotos: HF Fotografia

bottom of page