Ex-aluno do Colégio São Marcos participa do Projeto de Captação Inteligente de Água de Chuva desenvolvido por alunos da Unesp-FEG 

Concurso realizado pela CCR NovaDutra premia projeto de alunos de Engenharia Mecânica e Elétrica da Unesp de Guaratinguetá

Dedicação, união e capacidade de adaptação são os segredos do grupo de estudantes vencedor do Concurso de Captação Inteligente de Água de Chuva, promovido pela CCR NovaDutra, por meio do Programa Estrada Sustentável, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Guaratinguetá. A revelação e premiação aconteceu na segunda-feira (05), no auditório do Bloco 5 da Faculdade de Engenharia da Unesp - FEG, em Guaratinguetá (SP).
 

Darwin Valente, mogiano e ex-aluno do Colégio São Marcos, juntamente os seus colegas André Marinho, Caio dos Santos, Fernando Leite e Samuel Guarnieri, alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica conquistaram os jurados com a proposta de um sistema de armazenamento de água de chuva que, além da aplicabilidade, permite a economia de 25 a 30% de água ao mês. 
 

Os estudantes contam que, ao longo dos últimos quatro meses, os assuntos na república onde quase todos os integrantes do grupo moram, basicamente, se resumiram ao projeto. “Um dos fatores que nos levou ao prêmio foi o fato de o grupo ser muito unido. A comunicação muito fácil ajudou na divisão de tarefas e a resolver problemas. A multidisciplinaridade, o fato de sermos de Mecânica e de Elétrica, também ajudou muito. Afinal, ser engenheiro é aprender a aprender”, comenta Samuel, capitão da equipe. 
 

No total, 30 alunos, divididos em seis grupos participaram da competição. A gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra, Carla Fornasaro, ressalta que, apesar de apenas um escolhido, todos os participantes ganharam com a competição. “É um processo construído que não acaba com a premiação. Todos que se dispuseram a participar ganharam muito em aprendizado para a carreira. Todos participantes ainda receberão as impressões do setor de Engenharia da CCR NovaDutra. É uma oportunidade de saber quais são as aspirações do mercado, que tipo de especificação o projeto deve ter, por exemplo”, acrescenta.
 

O projeto vencedor será aplicado na praça de pedágio de Moreira César, em Pindamonhangaba (SP), localizada no km 88 da via Dutra. Os vencedores, que receberam um tablet cada um como parte do prêmio, poderão acompanhar a implementação do projeto. Todos os demais também receberam um certificado de participação no concurso.
 

ESTRADA SUSTENTÁVEL - Lançado durante a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), em 2012, o Programa Estrada Sustentável tem o desafio de reunir os diversos públicos que interagem com a rodovia: municípios, empresas, terceiro setor, setor acadêmico, governos e órgão públicos. O objetivo é que todos, juntos, possam dialogar e promover ações de desenvolvimento sustentável nas cidades às margens da via Dutra, e na rodovia, principal eixo que liga as duas maiores economias do Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo. O programa trabalha sete temas: Segurança Viária, Educação, Resíduos, Mobilidade, Infraestrutura Verde, Empreendedorismo, e Saúde e Qualidade de Vida.

 

 

Há 41 anos formando cidadãos