Ensino Bilíngue
1/2

Oficialmente Bilíngue – é assim que o Colégio São Marcos iniciará 2022.

Desde os anos 80, na vanguarda das iniciativas educacionais, com relevante histórico no ensino da Língua Inglesa, o Colégio São Marcos, com seus 43 anos de experiência, dará continuidade a oferta de um ensino de qualidade atendendo à inédita Legislação para Ensino Bilíngue no Brasil, que passa a vigorar a partir de 2022 por meio do PARECER CNE/CEB nº2/2020.

Quais as Principais Exigências da Legislação para Escolas Bilíngues?

  • Qualidade no Ensino de Língua Inglesa e Garantias na aquisição de Língua Inglesa – Com base no Marco Comum Europeu de Ensino de Línguas, a escola passa a ter objetivos claros a serem alcançados em determinados momentos da vida escolar do aluno (6º, 9º e 3ª série do Ensino Médio).

  • Equilíbrio da carga horária ministrada em Língua Materna e em Língua Inglesa – Busca garantir que as escolas não priorizem o ensino do idioma em detrimento do ensino dos conteúdos essenciais. Ou, que ofertem uma parte insuficiente de sua carga horária para o ensino em outro idioma, sem garantias de sua eficiência.

  • Qualidade de Corpo Docente – Os professores devem ter formação na sua área de atuação, apresentar comprovação de proficiência na Língua Inglesa e participar de formação específica para o ensino bilíngue.

Haverá muitas mudanças para que o Colégio São Marcos amplie o Ensino Bilíngue para os demais segmentos?

  • Esta ampliação representa mais um passo no caminho trilhado de forma criteriosa e consistente. A Educação Infantil do Colégio São Marcos já adequada para o Ensino Bilíngue e o programa aplicado para o Ensino de Língua Inglesa nos demais segmentos foram facilitadores para essa adequação, pois já atende uma série de exigências da nova Legislação, bastando pequenos ajustes para que a escola passasse a ser oficialmente Bilíngue na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

O que muda?

  • Todo modelo de ensino que já existia e que foi desenvolvido no Colégio até aqui, mantém-se. O Ensino Bilíngue será ampliado por meio do aumento da carga horária ministrada em Inglês e da inclusão novos conteúdos programáticos que serão agregados ao currículo do Ensino Bilíngue.

Quais os novos conteúdos programáticos?

  • A construção do Currículo Bilíngue ocorrerá, de acordo com o Ano/Série, em aulas diárias de Science, Math, Arts, Social Studies, English e Global Perspectives -conteúdo programático que faz parte de muitos currículos internacionais.

 

Como ficam as aulas específicas para o ensino da Língua Inglesa?

  • O ensino de Língua Inglesa permanece como base para o sucesso de toda a proposta de Ensino Bilíngue. Para isso, o Colégio mantém parceria com a Cambridge University Press, utiliza ferramentas tecnológicas como plataformas para prática do idioma e recursos para aulas interativas, oferece carga horária robusta, subdivide as turmas em grupos com média de 13 alunos, organiza os estudantes por nível linguístico e ministra as aulas em espaço próprio.

Qual o papel da Cambridge no Colégio São Marcos?

  • O Colégio São Marcos é uma “Cambridge Educational Partner” - parceria com a Cambridge University Press da renomada Universidade de Cambridge, que vai além da simples utilização de material didático e viabiliza a formação contínua de professores, plataformas de atividades, avaliações externas e supervisão da qualidade dos cursos.

Os alunos realizam os exames de certificação internacional?

  • Ao longo da vida escolar, os alunos serão preparados para as internacionalmente reconhecidas Certificações de Cambridge e TOEFL – que avaliam e comprovam o conhecimento da Língua Inglesa. As avaliações serão recomendadas a partir de 2022 no 6º, 9º e 3ª série do Ensino Médio.

Como o Ensino Bilíngue contribuirá para o Novo Ensino Médio?

  • Em parceria com a Texas Tech, Universidade do Texas - Departamento de High School (TTUISD), o Colégio oferecerá itinerários internacionais Leadership e Innovation and Creativity ministrados no formato online por professores credenciados.

O que é a Texas Tech?

  • Localizada em Lubbock, TX, a Texas Tech University foi fundada em 1923 e possui o segundo maior campus dos Estados Unidos, oferecendo 150 cursos de graduação, 100 de mestrado e 50 de doutorado. O Texas Tech University Independent School District (TTUISD) é uma extensão da Texas Tech University. Criado em 1993 com o objetivo de proporcionar um modelo inteligente de ensino, o TTUISD já recebeu mais de 350 mil alunos de 63 países.

O Colégio continuará ofertando o Programa de Intercâmbio?

  • No Ensino Médio, o aluno terá a oportunidade de participar do Intercâmbio Cultural exclusivo CSM – concebido e organizado pela equipe São Marcos, os alunos são acompanhados por professores durante 40 dias a serem explorados entre cursos de Inglês e imersão cultural – visitas a cidades europeias e seus mais celebrados monumentos onde terão aulas in loco.

O Colégio São Marcos propõe atividades extracurriculares em Língua Inglesa?

  • Tão breve as questões sanitárias permitam, o Colégio retomará suas saídas pedagógicas em Língua Inglesa como, acampamento, teatro, exposições e oficinas.

Quais são as perspectivas futuras para o Colégio São Marcos?

  • O Colégio São Marcos de forma consciente pavimenta o caminho de seus alunos para uma educação Internacional de mentalidade global. Mantém parceria com organizações educacionais especializadas em High School no Canadá e ensino de Língua Inglesa na Inglaterra. Participa ativamente das agendas organizadas para o Ensino Bilíngue no Brasil. Mantém-se atento e aberto a novas possibilidades de integração, parcerias, ferramentas e abordagens, a fim de proporcionar aos seus alunos experiências educacionais relevantes e únicas.

Clique aqui e saiba mais sobre a Educação Internacional do Colégio