Ensino Bilíngue
Autorizado como Colégio Bilíngue pela Portaria da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes, Secretaria Estadual da Educação, de 11/01/2022, publicada no DOE/SP em 12/01/2022.
Oficialmente Bilíngue
Desde os anos 80, na vanguarda das iniciativas educacionais, com relevante histórico no ensino da Língua Inglesa, o Colégio São Marcos, com seus 45 anos de experiência, dará continuidade à oferta de um Ensino Bilíngue de qualidade. O Colégio foi homologado como Colégio Bilíngue pela Portaria da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de 11/01/2022, publicada no DOE/SP em 12/01/2022.
Quais as Principais Exigências da Legislação para Escolas Bilíngues?
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Qualidade no Ensino de Língua Inglesa e Garantias na aquisição de Língua Inglesa – Com base no Marco Comum Europeu de Ensino de Línguas, a escola passa a ter objetivos claros a serem alcançados em determinados momentos da vida escolar do aluno (6º, 9º e 3ª série do Ensino Médio).
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Equilíbrio da carga horária ministrada em Língua Materna e em Língua Inglesa – Busca garantir que as escolas não priorizem o ensino do idioma em detrimento do ensino dos conteúdos essenciais. Ou, que ofertem uma parte insuficiente de sua carga horária para o ensino em outro idioma, sem garantias de sua eficiência.
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Qualidade de Corpo Docente – Os professores devem ter formação na sua área de atuação, apresentar comprovação de proficiência na Língua Inglesa e participar de formação específica para o ensino bilíngue.
Haverá muitas mudanças para que o Colégio São Marcos amplie o Ensino Bilíngue para os demais segmentos?
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Esta ampliação representa mais um passo no caminho trilhado de forma criteriosa e consistente. A Educação Infantil do Colégio São Marcos já adequada para o Ensino Bilíngue e o programa aplicado para o Ensino de Língua Inglesa nos demais segmentos foram facilitadores para essa adequação, pois já atende uma série de exigências da nova Legislação, bastando pequenos ajustes para que a escola passasse a ser oficialmente Bilíngue na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O que muda?
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Todo modelo de ensino que já existia e que foi desenvolvido no Colégio até aqui, mantém-se. O Ensino Bilíngue será ampliado por meio do aumento da carga horária ministrada em Inglês e da inclusão novos conteúdos programáticos que serão agregados ao currículo do Ensino Bilíngue.
Quais os novos conteúdos programáticos?
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A construção do Currículo Bilíngue ocorrerá, de acordo com o Ano/Série, em aulas diárias de Science, Math, Arts, Social Studies, English e Global Perspectives -conteúdo programático que faz parte de muitos currículos internacionais.
Como ficam as aulas específicas para o ensino da Língua Inglesa?
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O ensino de Língua Inglesa permanece como base para o sucesso de toda a proposta de Ensino Bilíngue. Para isso, o Colégio mantém parceria com a Cambridge University Press, utiliza ferramentas tecnológicas como plataformas para prática do idioma e recursos para aulas interativas, oferece carga horária robusta, subdivide as turmas em grupos com média de 13 alunos, organiza os estudantes por nível linguístico e ministra as aulas em espaço próprio.
Os alunos realizam os exames de certificação internacional?
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Ao longo da vida escolar, os alunos serão preparados para as internacionalmente reconhecidas Certificações de Cambridge e TOEFL – que avaliam e comprovam o conhecimento da Língua Inglesa. As avaliações serão recomendadas a partir de 2022 no 6º, 9º e 3ª série do Ensino Médio.
Como o Ensino Bilíngue contribuirá para o Novo Ensino Médio?
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Em parceria com a Texas Tech, Universidade do Texas - Departamento de High School (TTUISD), o Colégio oferecerá itinerários internacionais Leadership e Innovation and Creativity ministrados no formato online por professores credenciados.
O Colégio continuará ofertando o Programa de Intercâmbio?
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No Ensino Médio, o aluno terá a oportunidade de participar do Intercâmbio Cultural exclusivo CSM – concebido e organizado pela equipe São Marcos, os alunos são acompanhados por professores durante 40 dias a serem explorados entre cursos de Inglês e imersão cultural – visitas a cidades europeias e seus mais celebrados monumentos onde terão aulas in loco.