top of page
São Marcos e os Projetos Multidisciplinares como Forma de engajamento com os Alunos - Novo Ensino Médio
01.jpg

O Colégio São Marcos, com mais de 40 anos de experiência, tradição e referência no ensino em suas mais diversas modalidades, vem desenvolvendo há muitos anos projetos multidisciplinares com seus estudantes, como forma de engajamento e incentivo à pesquisa, sempre orientados por seu mais alto e qualificado corpo docente.

 

Sendo pioneiro na criação de Itinerários Formativos de Estudos, tais ações são embasadas na proposta do Novo Ensino Médio, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), e frente aos novos desafios na formação de cidadãos do século XXI. Tais Itinerários Formativos buscam integrar os conhecimentos, habilidades e competências para o tratamento de questões reais.

 

Apresentamos o Itinerário Formativo Prática de Ciências que, em sua essência, busca integrar os conhecimentos, habilidades e competências para o tratamento de questões reais, apresentando os seguintes eixos estruturantes:

• Investigação Científica
• Processo Criativo
• Mediação e Intervenção na realidade
• Empreendedorismo

 

 

O Itinerário tem como orientadores os professores Dr. André Lúcio Grande (Matemática) e Dr. Cássio Alberto Dias da Silva (Física)  e fundamenta-se na abordagem de ensino e aprendizagem denominada STEAM (Science, Technology, Enginnering, Arts and Mathematics) que visa integrar, de maneira interdisciplinar, as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, possibilitando criar projetos por meio de pesquisas e tarefas propostas aos estudantes baseadas em soluções para questões do cotidiano.

 

 

O ensino e a aprendizagem estruturados pela metodologia STEAM, pioneira em sua utilização pelo Colégio São Marcos, vem sendo empregada em vários países da Europa, além dos Estados Unidos e Canadá. Por meio dessa abordagem é possível, a partir de uma situação problema, modelá-la matematicamente de forma que os estudantes se engajem e participem, sendo possível desenvolver diversas habilidades e competências interdisciplinares.

Atualmente, está sendo desenvolvido o projeto “A Geometria de todas as coisas: formas para compreender o Universo”, cujo objetivo principal é investigar a utilização da Geometria Euclidiana nas diferentes áreas do conhecimento, tais como: Engenharia, Arquitetura, Biologia, Design, Arte, entre outras. Procurando, dessa forma, responder a seguinte questão de pesquisa: “Como o estudo e a aplicação da Geometria podem contribuir para o nosso dia a dia?

Como procedimentos metodológicos são realizadas pesquisas documentais, utilização de software de geometria dinâmica (GeoGebra) e de visualização espacial (Surfer – Imaginay), além da utilização de materiais na elaboração de objetos concretos como maquetes e modelos matemáticos.

Esse projeto tem como base a pesquisa, participação e publicação de artigos científicos em congressos, palestras e conferências pelos orientadores nas mais diversas e renomadas instituições de ensino tais como: Instituto Henri Poincaré (Paris), Universidade Complutense de Madrid (Espanha), Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro (Portugal), Pontifícia Universidade Católica de Lima (PUC-Peru), entre outras.

Para maiores informações, seguem os links para acessar o projeto:

A Geometria de todas as coisas -  em Inglês

https://drive.google.com/file/d/1mktU0f3dyKdTak93Ves01NbKfitPTya0/view

A Geometria de todas as coisas -  em Português

https://drive.google.com/file/d/1cBlxvM5G0xqXvAIAsnbuM5J8OeA7RjEt/view

Orientadores:

Prof. Dr. André Lúcio Grande

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7563335650248681

 

Prof. Dr. Cássio Alberto Dias da Silva

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1491856003320073

02.png
03.jpg
04.jpg
05.jpg
06.jpg
07.jpg
08.png
09.jpg
10.jpg
bottom of page