top of page
Alunos desenvolvem projeto social de imersão em parceria com o Centro Dia do Idoso Maria dos Anjos Cury

PROJETO INTERGERACIONAL - CENTRO DIA DO IDOSO MARIA DOS ANJOS CURY

 

O Núcleo de Responsabilidade Social do Colégio São Marcos busca constantemente contribuir com a formação humanística dos alunos por meio da produção do conhecimento, dedicada à atenção para problemas de natureza social que afetam a nossa sociedade.

Neste ano, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental – Menotti Del Picchia, desenvolveram um projeto social de imersão no complexo fenômeno do envelhecimento em parceria com o CDI - CENTRO DIA DO IDOSO MARIA DOS ANJOS CURY.

O CDI acolhe idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos, cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar/estudar. Atualmente atende 42 idosos e fornece diariamente alimentação, atividades de lazer, cultura, banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência com TV e enfermaria. O idoso permanece no local durante o dia e volta para casa no final da tarde.

Foram propostas dinâmicas que oportunizaram aos nossos alunos a aproximação das questões física, mental e social do envelhecimento.

No dia 12 de agosto, os alunos participaram da simulação de situações no cotidiano do idoso sob a supervisão dos professores Andrieli Rodrigues Camilo e Rómulo Gabriel dos Santos, em três circuitos:

Dificuldade de mobilidade

Dificuldade para leitura de receita médica e ouvir orientações médicas

Dificuldade para leitura e assinatura de contrato e manipulação do aparelho de celular

No dia 19 de agosto, o professor Pedro Luiz Garcia Braga, Doutor em Neurociência pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, promoveu uma palestra sobre envelhecimento, bem como devemos nos preparar para a crescente população idosa no Brasil e convidou os alunos a participarem do Projeto Cartas Intergeracionais.

 

O Projeto Cartas Intergeracionais consistiu na troca de carta manuscritas entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e os idosos do CDI – Centro Dia do Idoso. Para a escrita das cartas, os alunos contaram com a orientação da professora de Atualidades e Redação Carla Adriana Bando.

Após dois meses de cartas trocadas, esse belo projeto se encerrou em um delicioso café da tarde no CDI no dia 20 de outubro, ocasião em os nossos alunos e os idosos, que já se conheciam por carta, puderam se encontrar pessoalmente para uma troca de afeto, respeito e fraternidade.

Mais uma vez, agradecemos o empenho dos professores, pais e alunos no desenvolvimento desse Projeto, em especial aos idosos do CDI que nos acolheram tão carinhosamente.

 

 

Imagem10.jpg
bottom of page