Portaria da Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes aprova e homologa o Ensino Bilíngue do Colégio São Marcos
SELO APROVADO BILINGUE FINAL2.png

Querida comunidade,

É com imenso orgulho que o Colégio São Marcos compartilha uma relevante conquista: Somos a primeira escola OFICIALMENTE Bilíngue do Alto Tietê!

Após longo e minucioso trabalho de verificação por parte da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes, o Colégio teve sua Proposta de ampliação do Ensino Bilíngue honrosamente homologada pela Portaria da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de 11/01/2022, publicada no DOE/SP em 12/01/2022.   

Até 2020, não havia orientação oficial direcionada ao Ensino Bilíngue no Brasil, entretanto, era urgente que medidas fossem tomadas para parametrizar o ensino, dar aos alunos garantias sobre sua formação e, aos pais, possibilitar melhor direcionamento quanto a instituição de ensino a ser escolhida.

 

Porém, em 2021, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo expediu a Deliberação nº190 de 04/11/2020, a qual defini os preceitos para que uma escola seja considerada bilíngue, a saber: 1. Equilíbrio da carga horária ministrada em cada língua; 2. Observação dos componentes curriculares ministrados obrigatoriamente em Língua Portuguesa e diversidade que garante formação cidadã, ampla e multicultural no segundo idioma; 3. Sólida formação de professores: base linguística, pedagógica e específica da área de atuação; 4. Garantia de aquisição de Língua Inglesa de qualidade e avaliada por órgãos internacionais.

A instituição, que já praticava abordagem de Ensino Bilíngue na Educação Infantil e trazia uma proposta diferenciada para o ensino de Língua Inglesa nos demais segmentos, nesse ano de 2022, passa a ser bilíngue em todas as etapas da Educação Infantil ao Ensino Médio oferecendo uma grade curricular que transpõe o ensino do segundo idioma e contribui para a formação de cidadãos preparados para os desafios e possibilidades contemporâneas.

Com a oficialização, a documentação escolar dos nossos alunos comprovará a formação bilíngue oferecida e servirá de grande diferencial para os projetos futuros de seus estudantes.

Essa conquista é resultado de uma atitude pioneira e uma trajetória visionária, que nos anos 80, foi a primeira escola do Alto Tietê a introduzir a Ensino de Língua Inglesa na Educação Infantil. Ao longo de três décadas, o Colégio ampliou seu programa de ensino conferindo, de forma responsável, maior protagonismo ao ensino da segunda língua - sem gerar prejuízos as demais áreas do saber.

O Colégio, consciente das adversidades sociais e econômicas, assume a responsabilidade e o papel de ser, para seus alunos e toda comunidade, um território rico e frutífero, formando alunos capazes, comprometidos, criativos e críticos, que atuem como agentes de inovação, intervenção e transformação num futuro de múltiplas perspectivas e possibilidades.

 

Welcome to Colégio São Marcos – Ensino de qualidade e bilíngue!

 

Clique Aqui para acessar o Diário Oficial do Estado

Clique Aqui para assistir o Vídeo Institucional São Marcos 2022

O Diário.JPG

Clique aqui para acessar reportagem do Jornal O Diário de Mogi