1/3
Infantil Bilíngue
Educação Infantil Bilíngue

Trabalhando com a Educação Infantil desde sua criação, o Colégio São Marcos é uma escola feita à mão, na acolhida, no cuidado individualizado, no respeito a cada criança - suas características, potencialidades e desenvolvimento.

O Colégio considera a primeira infância um marco fundamental: aquilo que se aprende nos primeiros anos de vida, se transforma em pilares para o futuro.

Para além da seriedade devotada ao trabalho educativo, o Colégio deseja oferecer uma infância rica em experiências, descobertas significativas, aprendizados relevantes e a segurança do afeto. O brincar é princípio essencial para que a criança se desenvolva, se socialize e construa sua compreensão de mundo.

Ensino Bilíngue:

Desde o seu primeiro contato com o Colégio, o aluno é exposto à Língua Inglesa de forma natural por meio de conteúdos que despertam seu interesse e curiosidade. Em aulas de Science, Social Studies, Math e Arts, o ensino de Inglês não é o objetivo e sim a ferramenta que possibilita novas descobertas e experiências. Com uma carga horária planejada e pensada de forma responsável, o aluno do Colégio São Marcos conta com uma formação sólida em ambas as línguas. O aluno aprende desde o início da sua vida escolar bilíngue a pensar, inferir, contextualizar e a performar em Língua Inglesa.

A escola bilíngue deve preparar o aluno não somente para a comunicação interpessoal, mas principalmente para uso complexo e acadêmico da Língua – pesquisa, leitura e compreensão profundas de múltiplas possibilidades em outro idioma. No ambiente bilíngue, para além de se ensinar o Inglês, ensina-se em Inglês.

Trabalho com Projetos

O Colégio São Marcos celebra o aluno como protagonista na construção dos saberes. O trabalho com projetos é um marco na aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidade - uma ferramenta rica, com oferta contínua de experiências desafiadoras, possibilitando ao aluno aguçar sua curiosidade, despertar sua criatividade, interagir com o meio, ser crítico e questionador.

O currículo ofertado é pautado em espaços de vivência e cenas de aprendizagem pelas quais as crianças desenvolvem na infância as múltiplas linguagens e aprendem a compreender e se relacionar consigo, com o outro e com o mundo.

 

Espaço para o brincar

No São Marcos, brincar é assunto sério! O brincar é um dos processos essenciais para o desenvolvimento humano, ele deve estar no centro de um projeto educacional que respeita a infância.

Cercado de árvores, ouvindo o canto dos passarinhos e sentindo a grama nos pés, a área verde é um convite à criatividade para o brincar livre e espontâneo. Escorregador, casinhas e tanques de areia fazem parte do cenário que possibilita ao aluno a elaboração de jogos simbólicos e momentos de faz de conta - memórias afetivas que perdurarão por toda vida.

 

Cozinha experimental

Uma cozinha completa, com fogão, geladeira, pia e utensílios, permite ao aluno colocar a mão na massa! Este espaço utilizado em atividades educativas complementa a sala de aula e possibilita aprender de forma interativa. Sentir, cheirar, tocar e experimentar diferentes ingredientes promovem resultados significativos na aprendizagem. Noções de quantidade, proporções e medidas desenvolvem não somente importantes conceitos matemáticos, mas também, o conhecimento sobre outras culturas culinárias. Além disso, a vivência na cozinha experimental estimula a criança a uma alimentação saudável, tão valorizada na sociedade contemporânea e ainda, estimula o enriquecimento do vocabulário e aperfeiçoamento das habilidades no trabalho em equipe.

Projeto de Leitura

Nossa biblioteca, conta com um extenso acervo infantil, um local preservado e valorizado em nosso ambiente educacional para ser um espaço repleto de descobertas, agente de projetos e atividades com o principal objetivo de promover o estímulo e prazer pela leitura.

 

Agenda Cultural Interna

A fim de ampliar o Repertório Cultural, o Colégio São Marcos organiza durante o ano letivo um circuito de atividades e eventos que valorizam diferentes manifestações artísticas e culturais. É imprescindível que os alunos estejam expostos às diversas expressões de cultura para que esse repertório seja apropriado e perdure ao longo da vida.

Em 2022, nossa agenda contará com contação de histórias, apresentações musicais, teatrais, circenses e dança, além de troca de livros, ciclos de leitura com convite de autores, festas típicas e manifestações culturais nacionais e internacionais (Saint Patrick’s, Valentine’s, Carnaval, Festa Junina, Folclore, Páscoa, Halloween, Thanksgivin, Natal)

Vale enfatizar que o Colégio se preocupa com a formação de repertório no dia a dia, cuidado sempre presente na escolha das músicas, vídeos, personagens e exemplos apresentados em sala.

Tão logo os protocolos sanitários permitam, o Colégio retornará a sua programação de saídas pedagógicas que iniciam a partir do Infantil 4.

 

Professores Especialistas

Com o intuito de enriquecer o currículo, convidamos professores especialistas para um trabalho de aprofundamento. Ter contato com música, arte e movimento, por meio de um professor da área, possibilita ao aluno uma troca intensa e inspiradora.

​​