Novo Ensino Médio
1/4
CAMBRIDGE 2021.png

No Ensino Médio, além de conteúdos escolares, compreende-se o aluno como agente crítico e cooperativo, como produtor de conhecimento, capaz de buscar informações e aplicá-las nas situações cada vez mais variadas do mundo contemporâneo.

Para o pleno exercício da Cidadania oferece-se fundamentação ao aluno para que, durante o Ensino Médio, aprimore a língua materna, escrita e falada, relacione diferentes linguagens e informações para compreensão de fenômenos. O essencial é capacitá-los na avaliação e execução de ações para resolução de problemas. Nesta etapa, os alunos ingressam na escola de idiomas Cambridge University Press - Educational Partner mantida pelo Colégio, dando prosseguimento às fases conquistadas na Educação Infantil Bilíngue e no Ensino Fundamental.

Saiba mais sobre o Novo Ensino Médio:

Em 2022, após longas e intensas discussões e profundas reflexões em todo o país, entra em vigor o Novo Ensino Médio, que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como uma educação que faça sentindo ao jovem.

O Novo Ensino Médio do Colégio São Marcos está organizado em: Formação Geral Básica, Ciclo Comum e Itinerários Formativos.

 

Formação Geral Básica:

São os aprendizados obrigatórios, comuns em todas as escolas, onde se desenvolvem as competências e habilidades do aluno.

 

Ciclo Comum:

São os aprendizados obrigatórios e diferenciados, com a essência e DNA do Colégio São Marcos.

 

Projeto de Vida:

Já nesse ano, tornou-se obrigatória a escolha de um dos 7 itinerários e, para nortear nossos alunos, o Colégio celebrou o Projeto de Vida - componente curricular que tem por principal objetivo promover a reflexão do estudante sobre qual carreira seguir. O Projeto de Vida não somente desenvolve as competências cognitivas, mas também, as socioemocionais, a começar por ferramentas que promovam o autoconhecimento fomentando o protagonismo e a autonomia do estudante em suas escolhas e descobertas.

Itinerários Formativos:

O Colégio São Marcos, há anos, desenvolve projetos multidisciplinares optativos, conferindo ao aluno a possibilidade de escolha e protagonismo em seu processo de aprendizagem.

 

Os itinerários são estratégicos para a flexibilização da organização curricular do Ensino Médio – aprendizagens diferenciadas que articulam conhecimentos, habilidades e competências de mais de uma área do conhecimento, possibilitando engajamento entre as áreas e permitindo ao aluno direcionar seus estudos conforme seus próprios interesses.

 

Em 2022 serão 7 Itinerários, sendo 3 deles em parceria com o Distrito Escolar da Texas Tech Universidade do Texas:

  • Multiletramento e Intervenção Social: contempla a área do Conhecimento em Linguagens e suas Tecnologias e está orientado ao aprofundamento e à ampliação de conhecimentos para aplicação de diferentes linguagens em contextos sociais e de trabalho. Possibilita o aprofundamento e ampliação de competências para o agir com autonomia e iniciativa, o exercício do protagonismo em ações colaborativas, a resolução de problemas e o uso criativo de tecnologias de comunicação. Carreiras relacionadas: Jornalismo, Redator e Corretor de Textos, Produção Editorial, Tecnologia de Edição, Gestão Editorial, Gestão da Informação, Educomunicação, Produção Textual, Estudos Linguísticos, Letras, Direito, Ciências Sociais, Sociólogo, Historiador, Filósofo entre outros.

 

  • Humanidades na Contemporaneidade: Na área de Ciências Humanas, oportuniza situações para o desenvolvimento do pensamento crítico capaz de produzir respostas e promover saberes criativos diante de questões colocadas pela sociedade. A integração dos componentes de Filosofia, Geografia, História e Sociologia - que se dedicam a compreender o mundo a partir das dinâmicas físico-naturais, sociais, econômicas, políticas e culturais - amplia e aprofunda as aprendizagens essenciais. Carreiras relacionadas: Direito, Relações Internacionais, Administração, Ciências Sociais etc.

 

  • Ciência, Tecnologia e Sociedade: Por meio da combinação de Ciências da Natureza, Tecnologia, Arte e Matemática, esse Itinerário Formativo busca a integração de diferentes conhecimentos, com o objetivo de propor soluções para problemas do cotidiano. Analisa uso de energia e outros recursos naturais. Além disso, permite analisar como os seres humanos vivem, habitam, se locomovem, se alimentam, interagem e se comunicam, a partir da investigação utilizando fontes confiáveis de dados, aplicação da Ciência e o desenvolvimento de projetos. Destaca o impacto da pesquisa e aprofunda os conhecimentos de grandes temas da área, por meio do desenvolvimento de projetos, como sustentabilidade ambiental, saúde e bem-estar e a aplicação de tecnologias, demonstrando a importância de se compreender as Ciências da Natureza e suas Tecnologias como construção humana. Carreiras relacionadas: Engenharias, Arquitetura, Física, Química, Matemática, Ciência da Computação, Estatística, cursos de Tecnologia, Agronomia etc.

 

  • Saúde, Pesquisa e Tecnologia: Neste Itinerário Formativo serão investigadas as representações e os conceitos fisiológicos, físicos e químicos em torno do corpo, analisando como se modificam de acordo com a evolução histórica da sociedade, uma vez que são influenciados tanto pelo desenvolvimento científico e tecnológico como pelos contextos sociais e culturais. Poderá também, de forma ética e crítica, combater estereótipos, promover a inclusão e desenvolver a empatia, ampliando seu repertório cultural e científico para entender e intervir na forma como o corpo se expressa e se comunica. Carreiras relacionadas: Medicina, Biotecnologia, Farmácia, Odontologia etc.

 

  • Leadership: Tendo como Eixo Estruturante o Empreendedorismo e Processos Criativos, esse itinerário internacional online, totalmente ministrado em Língua Inglesa, ampliará o repertório dos alunos por meio de metodologias ativas aplicadas em Entrepreneurship (Empreendedorismo), Money Matters (Educação Financeira) e Public Speaking (Oratória). Os alunos estudarão a criação de planos de negócios, precificação e noções de gerenciamento de pessoas. Também analisarão os princípios básicos sobre responsabilidade, educação e planejamento financeiro. Além de exercitar habilidades de escrita e práticas de discursos para comunicação em diversos contextos com foco em técnicas de retórica e persuasão.

 

  • Innovation & Creativity: Os Processos Criativos são o Eixo Estruturante nesse itinerário também internacional que interliga competências e habilidades por meio dos estudos de Digital and Interactive Media (Medias Digitais), Coding ou Web Design (Programação e criação de sites) e Creative Writing (Escrita Criativa). Os alunos serão expostos ao desenvolvimento e produção de projetos como aplicativos, jogos e sites, utilizando habilidades em design digital. Terão acesso a ferramentas de programação e suas linguagens, criação e monitoramento de sites. Desenvolverão análise e escrita de diferentes gêneros, como ficção, poesia e drama.

 

  • Career Abroad: Com eixo nos Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural, este itinerário visa possibilitar ao aluno conhecer e analisar diferentes campos de atuação profissional, desenvolver atividades de autoconhecimento, organização e preparação para ingresso em universidades americanas e, realização da candidatura para instituições de ensino superior nos EUA.

 

ENSINO BILÍNGUE

A partir de 2022 o Colégio São Marcos passa a ser oficialmente bilíngue em todos os segmentos além da Educação Infantil. Para o Ensino Médio duas novas disciplinas serão ministradas em Língua Inglesa, Art – que compõe a formação geral básica e Global Perspectives -que compõe o Ciclo Comum.

 

Vale ressaltar que Global Perspectives é um dos componentes mais populares de currículos internacionais. Uma disciplina relevante e dinâmica que possibilita ao aluno a oportunidade de questionar e refletir sobre temas globais a partir de diferentes perspectivas: pessoal, local, nacional e global.

 

O sucesso do Programa em Língua Inglesa continua garantido por seu consolidado Curso de Inglês – turmas subdivididas, organizadas por nível linguísticos, com carga horária robusta, ministrada em espaço próprio, utilizando tecnologias que favorecem o treino e aquisição de nível linguístico – tudo em parceria com a Cambridge Education.

 

Material didático e plataformas:

O Colégio São Marcos, em 2022, fará uso de material didático e da plataforma digital SAS. Dentre as diversas funcionalidades da plataforma destaca-se a possibilidade de acesso do material por meio do portal ou do aplicativo; relatórios de performance com a indicação por habilidades das potencialidades e dificuldades dos alunos/turmas por componente curricular ou área do conhecimento.

 

A partir da análise de dados, planos de estudos individualizados são ofertados aos alunos - videoaulas, exercícios interativos que viabilizam a sistematização e consolidação de saberes. O aluno terá acesso também as correções dos simulados de Enem segundo a metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma utilizada na correção do Enem, Olimpíadas e simulados digitais.

 

Com todas essas novidades, o Ensino Médio do Colégio São Marcos inicia uma nova fase, mantendo a mesma busca: a formação integral.