Ensino Fundamental Anos Finais
1/2
CAMBRIDGE 2021.png

Neste ciclo, ocorre o maior desenvolvimento da expressão, do raciocínio lógico, do exercício de vivências e convivências e de questionamentos de valor. No Colégio São Marcos, o aluno é estimulado a desenvolver sua responsabilidade e autonomia, com vistas à maior compreensão do mundo. Tem como objetivo levar o aluno a pensar e refletir sobre o aprendizado e o exercício da cidadania.

 

Ao longo dos seus 43 anos e centenas de alunos formados, o Colégio São Marcos acumula em seu currículo uma rica e diversa experiência de ensino e aprendizagem. A tradição de uma escola não se conquista da noite para o dia, são anos de realizações e desafios superados. A maturidade pedagógica não foi motivo para que o Colégio se acomodasse. Sempre inquieto na busca em oferecer o que há de melhor e mais atualizado, manteve-se na vanguarda do ensino sem perder sua essência e qualidade. Essas conquistas possibilitam a segurança em avançar!

Ensino Bilíngue:

O Colégio São Marcos é oficialmente bilíngue em todos os segmentos a partir de 2022. Ampliará a oferta de conteúdos programáticos ministrados em Inglês. Além do ensino da Língua Inglesa, os alunos terão Science (Ciências), Social Studies (Estudos Sociais) e Global Perspectives (Perspectivas Globais) – componente curricular de diversos programas internacionais.

Material Didático e Plataforma:

O Colégio São Marcos contará com o suporte da Plataforma Digital e Material Didático SAS. Essa escolha vai ao encontro dos avanços tecnológicos obtidos junto à comunidade escolar em virtude da pandemia. A oferta de videoaulas, plataforma especialmente produzida e exercícios online viabilizam a sistematização e consolidação de saberes.

Aprendizagens essenciais: Filosofia, Lógica e Habilidades Socioemocionais

Atendendo às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de colaborar com a formação de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, serão incluídas como aprendizagens essenciais a Filosofia, que incentiva a capacidade de análise crítica, atitude criativa, interrogativa e investigativa em relação a si mesmo e à realidade. Lógica Matemática, que incentiva a capacidade de análise e raciocínio lógico, além de conteúdos voltados para o desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais por meio da abordagem de temas significativos e da proposição de atividades reflexivas que serão desenvolvidas nos componentes curriculares.

Prática de Atividades Físicas:

É reconhecido que a prática de atividades físicas na infância e adolescência é benéfica para o corpo e mente, consolidando a formação de um hábito essencial para uma vida saudável. Nessa perspectiva, as atividades esportivas representam um momento de lazer que favorece a convivência harmoniosa e reforça as habilidades de construção de atitudes importantes. Diariamente, no período da tarde e, de forma opcional, os alunos poderão aderir a uma atividade física.

 

Novos Horários de Entrada e Saída:

Os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular, o currículo bilíngue e as Aprendizagens Essenciais desenham a robustez da Proposta Pedagógica do Colégio São Marcos e exige para 2022, uma reorganização da grade escolar. Os alunos passarão a entrar às 7h20min e sair às 13h10min com dois intervalos. Alunos com irmãos na Educação Infantil poderão contar com o acolhimento dos pequenos seguindo o horário do Ensino Fundamental. A grade curricular obrigatória será ministrada no período da manhã.

Almoço:

Os alunos que permanecerem para as aulas do período da tarde que iniciem às 14h30min, poderão almoçar no Colégio.

1/2
1/2
1/2
1/2