São Marcos 40 anos

O São Marcos inovou durante estas quatro décadas, revolucionou conceitos e paradigmas.

 

Foi a primeira escola em toda região a disponibilizar tecnologia aos seus alunos, a se conectar à Internet em parceria com a Escola do Futuro da USP e a ter docentes especializados na área da informática. Tudo isto há 30 anos. O primeiro colégio a oferecer disciplinas relacionadas à arte, música e teatro. A primeira a diversificar a prática esportiva, possibilitando várias modalidades e não somente educação física. A primeira Instituição a valorizar a Responsabilidade Social, mantendo parcerias com diversas entidades assistenciais. Hoje, o colégio possui uma coordenação que organiza as ações sociais, pois acreditamos que todo tipo de atividade empresarial, não importando o seu tamanho, deve contribuir de alguma forma.

 

Em 1990, o São Marcos implantou a disciplina de Inglês na Educação Infantil dentro do ensino regular, quando poucos visualizavam a importância do segundo idioma devido aos avanços da globalização e da tecnologia. ISTO também há 30 anos, e hoje, com o ensino bilíngue consolidado na Educação Infantil, viabilizamos os Intercâmbios Culturais, parcerias internacionais dentre muitas outras inovações.

 

Ao longo destes 40 anos, temos a satisfação de ter centenas de alunos formados por esta escola, colocados no mercado de trabalho em diversas áreas do conhecimento.

 

A tradição de uma escola não se conquista da noite para o dia. O São Marcos sempre soube abrir as portas para novas oportunidades, para novos talentos, e assim respeitar a diversidade por meio da renovação. Hoje, o São Marcos conta com educadores transformadores comprometidos com a formação de jovens, com professores que estão aqui há dez, vinte anos ou mais, com uma coordenação dedicada e atualizada, uma equipe de educadores, sendo que a maioria chegou à direção após passar pelas salas de aula do próprio Colégio, trazendo experiências da docência à nossa equipe.

 

Para ser uma referência na área educacional é preciso não errar na sua essência, seguir princípios éticos educacionais, inovar sem criar modas. É preciso ousar, se reinventar, ter humildade para se corrigir. Isto só é possível quando trabalhamos com pessoas afinadas com os nossos ideais, e esta escola é privilegiada neste sentido.

 

Criar uma ESCOLA não é simples. Mantê-la por 40 anos, priorizando a qualidade de ensino, é ainda mais complexo. Nós temos o papel de reunir elementos humanos de duas pontas, o PROFESSOR com alto poder de conhecimento e sabedoria, e o ALUNO pronto para descobrir o universo, para aprender a fazer, a pensar. Esta fórmula, aliada a um projeto pedagógico avançado e a recursos físicos, é, a princípio, fundamental para a manutenção de uma escola. Porém, também temos um toque mágico: o nosso DNA que é formado por um pouco do DNA do aluno, da família, do professor e de todos que passaram por aqui ao logo dos anos. O Colégio São Marcos tem ALMA, tem PERSONALIDADE, e para isto não existe uma fórmula, não é uma ciência exata, é de cada um. 

 

A Direção

 

 

Há 41 anos formando cidadãos